Home » » A mensagem por trás da imagem: estudo de tatuagens à luz da análise do discurso

A mensagem por trás da imagem: estudo de tatuagens à luz da análise do discurso

Durante meses, alguns tatuados receberam em seu profile no Orkut, a gentil visita de um profile chamado "mestrado mackenzie". Tratava-se de um estudante de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie em busca de informações preciosas para sua tese de mestrado. Com a participação de muitos tatuados que colaboraram respondendo a pesquisas relativas a tatuagem, restou a "mestrado mackenzie" agradecer a todos o apoio em sua tese.

Fernando César Marcelino com o apoio da Orientadora Profa. Dra. Rosemeire Leão da Silva Faccina, criou a dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Letras, em 2007.

O trabalho de Fernando César Marcelino aborda a evolução das tatuagens desde as primeiras provas de sua existência até os dias de hoje e mostra seus diferentes usos dentro de cada cultura como recurso para marcar seus corpos diferentes mensagens. Apresenta, pela teoria da Análise do Discurso, os conceitos de Ideologia, Discurso e Sujeito; aborda, também, Cultura e Identidade para poder analisar se há um tipo específico de tatuagem de acordo com o sexo e idade da pessoa tatuada e quais são os motivos que levam um indivíduo a marcar seu corpo para sempre. Por meio de um questionário aplicado via internet, listam-se as tatuagens mais comuns no grupo de voluntários que responderam. Analisa o percurso gerativo do sentido, ou seja, os níveis fundamentais, narrativo e discursivo de cada uma, baseado na teoria da Análise do discurso da linha francesa. Conclui comentando os resultados alcançados e analisa a tatuagem como forma de identidade de grupo e como símbolo de liberdade do homem e da mulher contemporâneos.

São abordados também os tipos de tatuagem, nomeadamente: Belfaro Pigmentação, Celta, Comics, Darkside ou Demoníacas, Escarificação, Cutting, Branding, Femininas, Gangues, Henna, New School, Oriental estilo Japonês, Oriental estilo Chinês, Preto e cinza, Realista, Religiosas, Retratos, Tatuagem de Prisão, Tebori ou Sumi, Tradicional ou Old School, Tribal, UV e as análises das tatuagens masculinas “dragão” e “kanji”, e das tatuagens femininas “borboleta” e “rosa”.


A MENSAGEM POR TRÁS DA IMAGEM: ESTUDO DE TATUAGENS À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO - PDF

0 comments:

Post a Comment