Home » » Learning Tattoo - Capítulo 12, Processos Aplicados na Tatuagem

Learning Tattoo - Capítulo 12, Processos Aplicados na Tatuagem

Capítulo 12

Processos Aplicados na Tatuagem

Existem relatos de tribos indígenas que usavam agulhas para tatuar. Ainda hoje este processo é usado por alguns artistas, sobretudo na Ásia. Este método é conhecido como Tebori, é bastante demorado e doloroso. A técnica exige do tatuador muita experiência e paciência.

Com um pedaço de madeira e espinhos alguns índios tatuavam seus corpos por inteiro. Os desenhos geralmente eram relacionados a ritos de passagens, guerras e elementos indígenas.

Atualmente, a grande maioria dos tatuadores utilizam a máquina de tattoo a base de eletroímãs. Basicamente são as bobinas enroladas que ligam e desligam, movimentando as agulhas pelas biqueiras. Tal processo permite que as agulhas perfurem a pele em média de duas mil a três mil furos por minuto, permitindo a criação de linhas definidas e preenchimento uniforme de grandes áreas, em menor espaço de tempo.

Os tubos ou biqueiras, presos a máquina de tattoo, são desmontáveis, facilitando a limpeza, esterilização e troca de bicos ou pontas para a variação de quantidade de agulhas a serem usadas. Normalmente as biqueiras ou tubos são constituídos de aço inoxidável, mas encontram-se no mercado biqueiras descartáveis de plástico resistente.

As biqueiras têm tamanhos e formas variadas, encontram-se no mercado tubos grossos, finos, com frisos, lisas, biqueiras leves, pesadas, em diversos materiais e cores. As ponteiras ou bicos têm tamanhos e formatos diferentes em relação a quantidade e formato de solda das agulhas. Os bicos devem permitir a passagem das agulhas e armazenamento da tinta. Quando o tatuador ativa a máquina com o bico próximo à tinta, a agulha, com seu movimento de vai-e-vem “suga” a tinta para o bico. Com a tinta no “reservatório” o tatuador fará um traço, sombreamento ou preenchimento, até precisar reabastecer novamente, o bico com tinta. Para colorido são usadas várias agulhas juntas, permitindo uma cobertura uniforme em menor tempo. Nos contornos são usadas uma, três, cinco ou mais agulhas dependendo do resultado que deseja-se. Durante as tatuagens, os tubos ou biqueiras, não tocam no tatuado, entretanto, a tinta e sangue têm contato com a biqueira, sendo obrigatória a esterilização em autoclave.

A ativação da máquina é feita por um pedal, que libera a passagem de energia da fonte à máquina. O clip-cord, conduz esta energia, convêm que o clip-cord seja grande e flexível, permitindo a movimentação do tatuador. É aconselha-se que o clip-cord seja devidamente embalado, evitando assim, a contaminação cruzada.

Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

0 comments:

Post a Comment