Home » » Learning Tattoo - Capítulo 11, Os Pigmentos para Tatuagem

Learning Tattoo - Capítulo 11, Os Pigmentos para Tatuagem

Capítulo 11


1 - As Tintas para Tatuagem

As tintas para tatuagem são formadas por dois grupos:

Bases iguais: Menos cores disponíveis, mas podem ser misturadas para a criação de cores secundárias.

Bases diferentes: Muita atenção às misturas, pois pode haver incompatibilidade e haver alteração da tonalidade com o passar do tempo.

Muitos tatuadores iniciantes optam pela compra de kits de tintas com todas as cores necessárias para criação de cores secundárias, optando por uma linha de tintas de uma empresa de confiança.


As tintas podem conter componentes como: Selênio, Cobalto, Antimônio, Níquel, Berílio e Arsénico. Por tanto é preciso ter bastante cuidado na escolha de sua tinta para tatuagem. Como as tintas para tatuagem ainda não são regulamentadas, o fabricante geralmente não publica as substâncias presentes nas tintas.

Saber se seu cliente é alérgico a alguns pigmentos e substâncias químicas, muitas delas presentes em produtos de beleza, é essencial para que você não tenha problemas com a tinta. A tinta vermelha é a que apresenta o maior índice de alergia em tatuagens. Neste caso, o tatuador deve pedir ao cliente que marque um consulta com um dermatologista, para confirmar se o cliente pode ser tatuado ou não. A alergia a tinta de tatuagem manifesta-se com coceira, vermelhidão e elevação do local da tatuagem.

2 - A origem dos Pigmentos

Amarelo: Ocre, Amarelo de cádmio e Curmuma, misturados resultam na cor amarela. (Curcuma deriva do gengibre, também conhecido como curcumin). Em sua composição constam derivados de plantas e PbCr04 misturado com PbS.

Azul: Cobalto Azul ou Cerúleo azul incluem silicato de cobre de cálcio (Azul Egípcio), Cobre (II), silicato de alumínio de sódio e outros óxidos de alumínio de cobalto e de óxidos de cromo. Os pigmentos de cobre são mais seguros e apresentam menor índice de alergia em tatuagens.

Branco: Na cor branca encontram-se sulfato de bário, carbonato, óxido de zinco e carbonato e dióxido de titânio. O branco pode ser aplicado diretamente ou utilizado para diminuir a intensidade de outras cores.

Laranja: A cor laranja é composta de Seleno-Sulfide de Cádmio e de moléculas de pigmentos de monoazo. Estas moléculas têm uma grande estabilidade térmica e sua reação é formada pela condensação de duas moléculas.

Marrom: O Marrom ou Ócre, é composto de ferro óxidos ou ferrugem misturada ao barro. O Ócre tem um tom voltado para o amarelo. Aquecido e desidratado, o Ócre alterna para uma cor voltada para o vermelho.

Preto: Composto de Óxido férreo e carbono ou carvão vegetal.

Verde: Esta cor é composta de Óxido de Cromo, os verdes muitas vezes são misturas com ferrocyanide de potássio, para a criação do amarelo ou vermelho e ferrocyanide férrico, para a criação do azul prussiano. Composição Cr203, [Cu2 (CO3) (OH) 2] ,cU/Al.

Vermelho: No pigmento vermelho encontra-se Cádmio Óxido Vermelho (férreo). O componente químico Óxido de Ferro é conhecido também como ferrugem comum e são os compostos mais tóxicos dos pigmentos para tatuagem.

Violeta: Violeta de manganês (amónio de manganês), e sais de alumínio são os compostos do pigmento violeta. Algumas das púrpuras, sobretudo as magentas luminosas, são foto reativas e por isto, perdem a cor após a exposição prolongada a luz.

Apesar de os componentes parecerem nocivos à saúde, os mesmos são muito explorados por indústrias de cosméticos e muitas são aprovadas por lei. A fim de evitar rejeições e alergias, são utilizadas bases de álcool, água destilada e algumas doses de glicerina para que a tinta fique encorpada.

A fabricação dos pigmentos para tatuagem de qualidade devem seguir normas rígidas de biosegurança, deve apresentar pigmentos dispersos e homogéneos, que garantam alto rendimento no processo da tatuagem, que permitam uma fácil aplicação e cicatrização rápida, disponibilizando sempre cores vivas e brilhantes. Os pigmentos devem vir esterilizados e devidamente lacrados com o selo de segurança.

3 - Catálogo de cores

Abaixo o catálogo de cores das empresas Milleniun e Intenze.



4 - Links relacionados

Texto sobre Partículas de tinta e cores.

Base jurídica para a utilização das tintas de tatuagem.

Legislação sobre pigmentos utilizados em tintas de tatuagem definitiva estética e reparatória.

Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

0 comments:

Post a Comment