Home » , » Learning Tattoo - Capítulo 3, Regulagem da Máquina de Tattoo

Learning Tattoo - Capítulo 3, Regulagem da Máquina de Tattoo

Capítulo 3


Introdução

Este capítulo foi desenvolvido para regulagem de máquinas de acordo com os diversos tipos de materiais existentes no mercado, todas as marcas podem ser reguladas seguindo este manual.

Em primeiro lugar devemos conhecer o equipamento que desejamos regular. Não é possível estabelecer um padrão para a regulagem porque os equipamentos fornecidos no mercado variam muito entre si, então devemos fazer testes para chegar a uma regulagem perfeita do equipamento.

1 - Analisando a fonte de alimentação

Em primeiro lugar devemos ver se a voltagem da fonte é de fato a que está sendo marcada pela escala numérica. Será necessário para os testes um MULTIMETRO DIGITAL encontrado em lojas de eletrônica por um custo baixo, por volta de R$ 25,00 a R$ 40,00. Para estes testes foi usado o multímetro digital UNI-T DT830B.

2 - Descobrindo a voltagem ideal

Ajuste a escala do multímetro em 20 volts e coloque o cabo vermelho que acompanha o multímetro em (vma 0.2A Max Fused 1000vdc 750vac) e o cabo preto em (com) lembrando que o cabo vermelho é positivo e o cabo preto negativo.

Ligue os cabos de acordo com a figura abaixo:

Gire o botão deslizante da fonte de alimentação e verifique se a voltagem mostrada pelo multímetro é igual a voltagem mostrada na escala da fonte. Este teste é apenas para termos uma porcentagem diferencial da fonte de alimentação, não sendo muito importante na prática.

3 - Amperagem da fonte de alimentação

Agora descobriremos qual é a amperagem real que sua fonte de alimentação suporta. Este teste é muito importante, porque assim descobriremos se a fonte se ajusta ao tipo de máquina de você esta usando. Para descobrir a amperagem exata de sua fonte, ajuste o multímetro para 10A, coloque o cabo vermelho que acompanha o multímetro em (10A DC 10A Max 10 seg EACH 15 min) e o cabo preto em (com).

As ligações entre o aparelho e a fonte devem ser como a figura abaixo:


Como você pode observar a ligação é a mesma da figura anterior, a diferença está nos ajustes feitos no multímetro. Para medir a amperagem, o multímetro coloca a fonte em curto-circuito, por este motivo você não pode deixar a fonte ligada por mais de 10 segundos, pois existe o risco de danificar os diodos retificadores e os sistemas de CI que é o dispositivo que controla a voltagem.

Este procedimento é seguro desde que sejam feitos testes de 5 ou 6 segundos, eliminando assim, riscos de danificar a fonte. É normal na hora do teste sair uma pequena faísca de algum terminal da fonte. A voltagem da fonte para o teste deve ficar entre 9 a 12 volts, para uma leitura exata da amperagem. Com isso você terá a amperagem máxima que sua fonte suporta.

4 - Analisando as bobinas

O sucesso da máquina depende muito da qualidade das bobinas, existem outros aspectos que determinam o bom ou mau funcionamento da máquina, mas as bobinas têm o papel principal no funcionamento.

As bobinas transformam energia elétrica em energia magnética, transformando seu núcleo em imã temporário, por este motivo o batedor é atraído contra os núcleos. Não aprofundaremos no assunto, pois estamos tratando apenas de regulagem e não de montagem e funcionamento.

O fio esmaltado de cobre serve para enrolar as bobinas, determinam a voltagem de trabalho, a amperagem consumida e a força eletromagnética da máquina. Quando as bobinas têm poucas voltas de fio esmaltado, elas tendem a consumir mais amperagem da fonte por gerar menos resistência. Este tipo de bobina tem a vantagem de evitar aquecimento no corpo da máquina, mas por outro lado exige maior capacidade da fonte de alimentação. O diâmetro do fio esmaltado também influência no seu consumo, pois o fio mais grosso gera também pouca resistência, sendo que o fio mais fino gera mais resistência, consumindo menos amperagem.

Quando as bobinas entram em funcionamento elas geram um campo magnético em volta de seus núcleos e gera também um efeito conhecido como (INDUÇÃO) que libera uma faísca no contato do relé que por sua vez fura a mola dianteira rapidamente e descarrega um leve choque no tatuador e no tatuado. Para eliminar este tipo de impacto negativo que as máquinas geram é usado um capacitor eletrolítico que tem a função de eliminar este choque e filtrar a descarga negativa evitando assim um excesso de faísca e impedindo que a mola dianteira seja furada pelo contato do relé.

Na figura abaixo mostramos as ligações entre as bobinas e o capacitor eletrolítico:

Perceba que o capacitor eletrolítico fica ligado em paralelo com as bobinas de indução.

5 - Amperagem das bobinas

Agora iremos fazer dois testes. O primeiro teste identificará qual é a amperagem real que as bobinas consomem e o outro teste detectará qual é a amperagem que as bobinas consomem em funcionamento. Para descobrir a amperagem real consumida pelas bobinas você deve ajustar o multímetro em 10A e colocar o cabo vermelho que acompanha o multímetro em (10A DC 10A Max 10 seg EACH 15 min) e colocar o cabo preto em (com).

Na figura abaixo mostramos a ligação entre a máquina e o multímetro:


É aconselhável que este teste não ultrapasse 15 segundos, pois se sua fonte não suportar a amperagem da máquina ela pode esquentar demais com risco de ser danificada desnecessariamente.

Observe que para fazer o teste a máquina é ligada, mas não pode bater, para isto você deve colocar o dedo no batedor impedindo seu funcionamento. A fonte de alimentação deve ficar entre 9 e 12 volts para uma boa leitura. Realize o teste e veja qual é a amperagem que o multímetro marca.

Agora mantenha o multímetro com os mesmos ajustes que foram usados no teste acima para realizar o próximo teste. O próximo teste detectará qual amperagem as bobinas consomem enquanto estão funcionando. Este teste é que realmente mostra o bom sincronismo entre a máquina e a fonte de alimentação.

Para este teste faça a ligação mostrada na figura abaixo:


6 - Conclusão dos testes

Para concluir os teste vamos dar alguns exemplos de resultados:

Vamos supor que sua fonte tenha carga máxima de 1A e que sua máquina em funcionamento consumiu 1A. Neste caso a máquina está consumindo a amperagem máxima da fonte ou a fonte não agüentou fornecer a amperagem que a máquina necessitava para o bom funcionamento, neste caso troque a fonte.
Sua fonte tem carga máxima de 1.5A. e sua máquina consumiu 1A. Neste caso a fonte está com carga livre e pode trabalhar perfeitamente com a máquina sem perigo de perda de tensão. A máquina ideal é aquela que consome no máximo de 1A a 1.5A. Caso sua máquina consuma uma amperagem superior a 1.8A, você deve aumentar o avanço do batedor para que ela consuma menos amperagem. A não ser que você tenha uma fonte de alimentação de 3A.

7 - Regulagem do "8"

Você já deve ter ouvido ou visto alguma dica falando do tal "8". Na verdade o 8 não existe é apenas uma ilusão de ótica que mostra o ponto de regulagem padrão das máquinas. A figura abaixo mostra um ponto de regulagem que pode ser usado para pintura ou preenchimento.


Quando você liga a máquina e olha de frente para o batedor, você verá que é formado o número 8 devido a velocidade rápida que o batedor atinge. A regulagem deve ser um 8 quase perfeito apenas um pouco mais esticado. Muitos tatuadores usam regulagem diferente para pintura e para traço. Outros tatuadores usam máquinas com a mesma regulagem e utilizam as mesmas para traço, pintura ou sombra. A única alteração é na voltagem da fonte. Para traçar deixo a máquina mais forte e para sombrear e pintar mantenho a máquina mais fraca, mas sempre com força para perfurar a pele sem dificuldades.

8 - Ajustes da mola traseira

Para mudar a força da máquina para mais ou para menos você pode mudar a pressão da mola traseira, mas esta técnica somente deve ser usada em último caso. Retire o contato do relé e pressione a mola para cima.

Quando soltar o batedor ele deve ficar com o mesmo aspecto da figura abaixo:



Observe que a mola traseira está com muita pressão, isto faz com que a máquina fique (turbinada), ou seja, ela terá uma velocidade muito mais alta do que o normal. O problema de usar a mola desta forma é que o tatuador deve ter muita experiência, pois este tipo de regulagem pode machucar muito o local que está sendo tatuado. Outro ponto negativo para este tipo de regulagem é que a máquina precisará de uma voltagem maior para trabalhar e a mola tende a durar menos tempo quebrando com muita rapidez.

Observe agora a ilustração abaixo e veja que o batedor não fica tão alto como quando o mesmo é solto:



Este tipo de pressão da mola traseira é a mais indicada, pois não força muito a mola e não exige muita voltagem para a máquina trabalhar. Às vezes sua máquina não entra em harmonia, pois precisa de uma pequena mudança de pressão na mola traseira.

Quando comprar uma máquina, procure comprar as molas do mesmo fornecedor, pois elas quase sempre já vêm com a pressão certa e não precisam ser reguladas.

9 - Regulagem do avanço e contato

Verificamos que o exemplo acima deve ser utilizado somente em ultimo caso. Veremos agora os ajustes que podem dar melhores resultados sem termos que alterar a pressão da mola traseira.

A ilustração abaixo mostra onde fica o avanço e o contato do relé:



Para este ajuste mostraremos apenas os dois tipos mais utilizados pelos tatuadores.

Observando o desenho abaixo veremos que o avanço da máquina é grande e que o contato fica na ponta da mola dianteira:



Com esta regulagem teremos os seguintes aspectos:

1. A máquina consumirá menos amperagem e utilizará mais voltagem que é satisfatório.
2. A mola dianteira vibrará de maneira mais uniforme melhorando seu tempo de vida.
3. Quando for tatuar você terá uma visão melhor da agulha saindo da biqueira, com isto você terá melhores condições de trabalho em relação aos detalhes.
4. A máquina ficará com a batida mais suave ideal para traçar mais lentamente, para realizar pintura e para controlar melhor o sombreado.

Observe na ilustração abaixo que agora temos um avanço menor e que o contato se encontra no meio da mola dianteira:



Com este tipo de regulagem teremos então os seguintes aspectos:

1. A máquina usará mais amperagem e menos voltagem que só saberemos se é satisfatório fazendo os teste com a fonte e com a máquina.
2. A mola dianteira baterá de forma menos regular gerando assim mais barulho e conseqüentemente diminuindo seu tempo de vida. Caso goste de trabalhar com o contato neste local é aconselhável comprar uma mola frontal menor e não usar molas compridas neste tipo de regulagem.
3. A máquina ficará com a batida mais potente que resultará na necessidade de melhor experiência para manuseá-la. Este tipo de batida é ideal para contornos mais rápidos e preenchimentos com maior número de agulhas.

Em relação ao som emitido pela máquina, este barulho deve ser uniforme e sem variações como o som de uma cigarra. Para diminuir o barulho natural que a máquina produz deve-se utilizar a borracha (O RING) que é colocada para evitar o excesso de vibração da mola dianteira.

Não desanime achando que sua máquina não presta, todas as máquinas em
quaisquer condições são ajustáveis, dependendo apenas de ajustes corretos.

10 - Teste de Força

O teste de força é indispensável antes do começo uma tattoo para que a mesma tenha um resultado perfeito e sem falhas. Este teste evita traços pontilhados, falhas nos contornos, falhas nas pinturas e aumenta o rendimento do trabalho sem forçar a máquina e nem a fonte.

Na figura abaixo está ilustrado o teste de força:



Para traçar ligue a máquina e pressione o dedo contra o batedor com pressão média. A máquina não deve ficar fraca com a pressão do dedo para que ela realize um traço perfeito e uniforme.

Para pintura e sombreado padrão, faça o mesmo teste com uma pressão menor no batedor, da mesma forma a máquina não deve enfraquecer muito para que a pintura e o sombreado fiquem uniformes. Para um sombreado realista ou muito claro faça o mesmo teste para pintura, mas com a diferença de que quando colocado o dedo no batedor a máquina fique um pouco fraca, este tipo de regulagem permite ao tatuador com menos experiência evitar erros desnecessários dando mais tranqüilidade na hora de tatuar.

7 - Vídeos

Confira abaixo dois vídeos explicativos, em espanhol, onde são demonstradas formas de regulagem de máquina de tattoo.


Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

0 comments:

Post a Comment