Home » , » O número 13

O número 13

O número treze é o símbolo relacionado a sorte e azar mais conhecido, e que tem as opiniões mais divididas. Em quantos muitos consideram um símbolo de azar outros o tem como amuleto de sorte. Os asteca consideravam o número treze como um número fundamental para o ciclo de seu calendário, porém, em outras culturas foi considerado como azar.

Já na mitologia nórdica, encontra-se a lenda de Odin. Para a celebração dos rituais e previsão do futuro de seu reinado, Odin escolheu 12 sábios. Reunidos em um grande banquete na Morada dos Deuses, os sábios depararam-se com o Deus do Fogo Loki. Loki tinha inveja da beleza do Deus do Sol Balder, filho de Odin. Assim, Loki fez com que o Deus Cego Hodur matasse Balder. Desta forma, originou-se a crença de que treze pessoas em um jantar atrair coisas negativas.

Durante a ceia sagrada estavam presentes 12 apóstolos e Cristo, totalizando treze pessoas. E neste caso mais um final infeliz, a morte e crucificação de Jesus Cristo em uma sexta-feira. Isto explica a aversão de alguns à sexta-feita 13.

E você o que pensa a respeito do número 13? Traz sorte, azar, ou não diz nada? Deixe seu comentário.

0 comments:

Post a Comment