Home » » Arte Station Tattoo Festival

Arte Station Tattoo Festival

A 1° Arte Station Tattoo Festival será realizada nos dias 11, 12 e 13 de Janeiro de 2008 na Estação Barão de Mauá situada na Rua Francisco Matarazo , Leopoldina, Rio de Janeiro. O evento irá reunir profissionais da área de tatuagem e piercing de diversas partes do país e expor trabalhos e métodos a esses relacionados, além de oferecer uma farta diversidade de atrações voltadas para um público eclético, englobando várias classes sociais. Entre estas atrações: expositores de artesanato, moda, esporte, grafite, etc... Conta também com uma área variada de gastronomia.

Organizadores

Formada por uma equipe comandada por Richard Duarte, profissional com 12 anos de experiência em tatuagens e piercings e que atuou como apresentador e organizador de eventos de tatuagens dentro e fora do Rio de Janeiro. A Secretaria Executiva do evento é de responsabilidade de Paulo Roberto Eczetes, proprietário da Sound Factory, empresa prestadora de serviços de sonorização, iluminação e multimídia que está no mercado carioca desde 1998.

Escolha do local

Foi escolhido por se tratar de um local de grande valor histórico, com grande área disponível para eventos e com estrutura oferecida pelo Ponto de Cultura, formado por pessoas altamente qualificadas e preocupadas com a sua preservação. Possui fácil acesso, é próximo a Rodoviária Novo Rio e vias de acesso ao aeroporto e conta com hotelaria próxima.

Historia do local

A PRIMEIRA FERROVIA DO BRASIL O grande empreendedor brasileiro, Irineu Evangelista de Souza, (1813-1889), mais tarde Barão de Mauá, recebeu em 1852, a concessão do Governo Imperial para a construção e exploração de uma linha férrea, no Rio de Janeiro, entre o Porto de Estrela, situado ao fundo da Baía da Guanabara e a localidade de Raiz da Serra, em direção à cidade de Petrópolis. O Barão de Mauá, patrono do Ministério dos Transportes, nasceu de família humilde, em Arroio Grande, Rio Grande do Sul. Em 1845, à frente de ousado empreendimento construiu os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói, iniciando a indústria naval brasileira. Em 11 anos, o estabelecimento fabricou 72 navios a vapor e a vela. Entusiasta dos meios de transporte, especialmente das ferrovias, a ele se devem os primeiros trilhos lançados em terra brasileira e a primeira locomotiva denominada “ Baroneza”. A primeira seção, de 14,5 km e bitola de 1,68m, foi inaugurada por D. Pedro II, no dia 30 de abril de 1854. A estação de onde partiu a composição inaugural receberia mais tarde o nome de Barão de Mauá. A Estrada de Ferro Mauá, permitiu a integração das modalidades de transporte aquaviário e ferroviário, introduzindo a primeira operação intermodal do Brasil. Nesta condição, as embarcações faziam o trajeto inicial da Praça XV indo até ao fundo da Baía de Guanabara, no Porto de Estrela, e daí, o trem se encarregava do transporte terrestre até a Raiz da Serra, próximo a Petrópolis. A empresa de Mauá, que operava este serviço, denominava-se “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro Petrópolis”. A locomotiva “Baroneza”, utilizada para tracionar a composição que inaugurou a Estrada de Ferro Mauá, continuou prestando seus serviços ao longo do tempo e foi retirada de circulação após 30 anos de uso. Foi a primeira locomotiva a vapor a circular no Brasil e transformada, posteriormente, em monumento cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Projeto relacionado

Tem como objetivo visitar escolas estaduais e municipais realizando palestras sobre os riscos de se colocar piercings e tatuagens em locais que não oferecem assepsia adequada nem profissionais qualificados para estes procedimentos. Prática comum em menores de idade, o que é contrário à Lei. Palestras com uma linguagem jovem e informal mostrada por pessoas que realmente trabalham e se preocupam com a saúde e o bem estar de quem a aplica.

DVD do Evento

Será gravado um documentário do evento, desde a elaboração até a realização, depoimentos e entrevistas com pessoas relevantes, além de imagens dos 3 dias de evento.

Concursos de tatuagens

Serão dividida pelas seguintes categorias: Preto e branco, fotografia, new school, old school, realismo, oriental, colorido, melhor masculino, melhor feminino, tribal e melhor do evento. Serão avaliadas por uma banca de jurados previamente escolhidos e capacitados para tal avaliação, com 1°,2 °e 3° lugares que terão direito a premiação.

Premiação

Na categoria Melhor do Evento os 1°, 2 °e 3° lugares receberão troféus personalizados. O 1° lugar receberá uma TV de plasma e um estande para o próximo evento, o 2° lugar um DVD e o 3° lugar um MP3 player. Além de vários outros brindes e prêmios oferecidos por patrocinadores e parceiros deste evento.

Regras do concurso

Só poderá ser inscrito um trabalho por categoria, o mesmo profissional poderá concorrer em várias categorias com trabalhos diferentes. Para a categoria melhor do evento o profissional deverá inscrever o trabalho e o seu tatuado especificando a que parte do corpo se destinará. Para essa categoria não terá sub categorias, podendo ser tatuagem colorida, preto e branco etc... .O trabalho deverá ser iniciado e concluído dentro do evento, podendo levar os 3 dias, com o prazo até as 17hs00 horas do dia 13, horário em que estaremos encerrando todo o processo seletivo. Todos os profissionais receberão as normas por escrito e no primeiro dia do evento as 19hs00 haverá uma reunião com os interessados.

Desafio Art Station

Será oferecida uma área com cavaletes e bloco de papel para confecção de desenhos que serão avaliados pelos próprios visitantes e a banca julgadora.

Logo
Foi desenvolvida e trabalhada por Adriano Papa ( magrão ) tatuador e colaborador deste evento. Simbolizado por um desenho tradicional com alguns efeitos modernos e mostrando que a arte realmente tem que vir dos corações de quem a realizam.

Convidados especiais

Celso Mathias, ele se intitula "camaleônico" e é o que podemos chamar de artista multi-mídia. Pinta arte fantástica para hq colaborando com diversar publicações nacionais e estrangeiras e expõe seus trabalhos em diversas galerias e eventos. Desenha caricaturas onde já ganhou vários prêmios. Trabalha com ilustrações publicitárias em campanhas vencedoras e para agências de renome. Ilustra capas de CD´s, livros,etc. Em 2004 foi elogiado pelo mestre americano da arte fantástica Frank Frazetta. "Estou aberto para a minha arte e vivo apenas dela há longos anos. Quero ser sempre um artista de muitos braços e estar sempre antenado com a minha contemporaneidade."

Considerações finais

Este evento vem da vontade de se fazer, a princípio no Rio de Janeiro, uma convenção que tem como objetivo unir a arte de tatuar ao bom gosto e profissionalismo. Fazendo este se tornar permanente e referência para vários outros. O que somente será possível se todos estes que assim desejam colaborem da melhor maneira possível. Contamos com a sua presença.

Equipe Arte Station.

Estandes

Estande 6m2
Piso em carpete cinza
Fechamento ts branco
2 Spots de Iluminação
1 Tomada 110 V
Placa com o nome do Estúdio

Contatos
richardduarte@artestation.com.br
contatos@artestation.com.br
TEL: (21) 2560-7762 / (21) 2573-4093 (21) 9460-2869

0 comments:

Post a Comment